Me perguntam sempre por que eu faço História, e costumo responder o que desejo fazer com minha vida, respota essa que não é a correta, eu não faço História pensando no que vou fazer com a minha vida a partir disso, pelo contrário, se assim fosse, faria Direito.
Não eu faço História por causa do Linear B, e por causa de Homero e Sir Arthur Evans.
"Ahns?"
O linear B é uma línga pr'e grego arcaico, que ainda não foi completamente traduzida mas é uma descoberta razoavelmente nova.
Homero é o (a, os, as) autor (a,es,as) de Íliada e Odisseia, Os dois primeiros livros da História da humanidade, Narrando a guerra de Tróia e a volta de Odisseu para casa..
Sir Arthur Evans era um arqueólog, apaixonado por Homero e a Grécia descrita em seus livros e foi quem encontrou as tabletas de Linear B, esperançoso em encontrar nelas, a prova física da veracidade dos contos homéricos.
E é ai que fica divertido...
Por anos ninguém decifrou o Linear B, e quando decifraram, historiadores do mundo inteiro queriam saber o que dizia, o que eram as tabletas! códigos de leis? escrituras sagradas? diários da corte? O QUE?
"Fulano de tal pegou X folhas de Y para ritual para Deus Z"
Era isso. Registros administrativos do palácio.
Você imagina a frustração da comunidade ao descobrir o real conteúdo das placas. E o que fizemos? Trabalhamos nisso, vimos de quanto em quanto tempo aconteciam os rituais, oq eu se usava, enfim, sugaram todas as informações que podiam, e desobriram otra coisa engraçada...
A Era dos hérois. É assim que é chamada a epóca da narrativa de Homero, e se você procura-la em um timeline grego, não encontrará, pois ela não existe. Os conhecimentos contidos no Linear B que Sir Arthur Evans descobriu querendo rpover a veracidade de Homero, destruiu a história contado por Homero. Em momento algum os grgoes usaram armas de bronze e fizeram piras funerárias, ou organizaram-se daquela froma política sando aquele tipo de armadura e tática de combate, os fatos não batem.
Não é lindo? E o masi impressionante, isso não desmerece Homero como fonte original, pelo contrário, isso nos ensina mais sobre os textos e sobre sua realidade, sobre como eles realmente foram feitos e para que serviam.
É por isso que faço História, porque não sabemos nada, pegamo so nada que sabemos e provamos que está errado, e ao mesmo tempo, vemos que o nada era bem mais do que imaginávamos.
Isso é História, e isso é a vida!
Nenhum comentário:
Postar um comentário