terça-feira, 27 de abril de 2010

Crente que sabe sobre a vida...

"Economia Porca"

Meu pai é um homem sábio, acho que puxoud o meu avô, e eu não puxei de nenhum deles (alguém tinha que quebrar a corrente né?) .

Meu pai sempre teve várias frases divertidas com um significado muito mais profundo do que aparentavam, uma das minhas favoritas é "Se urubu cantasse tava na gaiola, como não canta, não tem gaiola do tamanho dele", eu ouvia essa toda vez que começava uma explicação com "Se..." e talvez por isso odeio quando insistem em criar cenários hipotéticos e tentam explica-los como se fosse realidade.

Mas hoje vim falar de outra frase do meu pai, uma expressão na verdade, e bem mais séria, "Economia Porca" era como ele dizia.

Meu pai era um bom pechinchador, não era o melhor, eu admito, eu e minha mãe somos bem melhores, mas ele era bom o suficiente.

Porque comento isso? Para que não digam depois "Ah mas seu pai não sabia pechinchar por isso pagava caro...."

Eu me lembro que as priemiras vezes que ouvi essa expressão estavamos reformando o apartamento, meu pai e a Mila (minha madrasta) iam cortando gastos em tudo, achando produtos mais baratos, e de repente, o que para mim parecia do nada, meu pai olhava uma coisa e ao invés de tentar cortar o custo, ele aumentava, e quando eu perguntava porque, ou a mila argumentava, era sempre "Economia porca" e um detalhamento do custo futuro que era não investir naquilo agora.

Depois disso, foi a vez da empresa da família, meu tio sofria para cosneguir colocar o orçamento da empresa nos eixos para apresenta-lo a meu paie e meu avô, os dois avaliavam e iam nos pontos críticos e falavam, "Economia Porca" e detalhavam ao meu tio os erros em não investir tanto naquilo.

E porque toda essa história mano? Simples, a Lady Violet postou no blog dela 2 Patas 4 Patas sobre o custo dos cães dela (um dia ela posta aqui sobre agility, cães e criação pra vcs!) e como ela foi criticada por "Pagar muito caro" e isso me fez pensar, quantas vezes em nossas vidas fazemos "Economias Porcas"?

"Só compro do bom e do melhor, nunca faço "economia porca"!"  Só porque você é um gastão não quer dizer que esteja isento não... Pensem comigo.

Muitos me criticam pelo meu jeito Bon Vivant de viver, fazendo o que quero, como quero, quando eu quero. Aceito críticas, e é um ponto de vista aberto a sugestões e mudanças, mas prestem atenção na vida de vocês e entenderão porque levo a minha vida assim.

Quantas vezes vocês se aceleraram quando estavam com aquele alguém especial, se arrumaram correndo para sair logo e perderam a chance de mais 10 minutinhos na cama, e quando saem, dirigem até o local falando no celular com aquela pessoa, destaentas e lentamente...

Quantas vezes nos poupamos tempo tirando do que gostamos e gastando com inutilidades? Isso é uma economia porca na minha opinião, quando você troca seu domingo em família ou aquele aniversário de namoro (ou casamento) Por horas extras notrabalho e uma boa vista com o chefe, você está tendo uma "economia porca", daqui a 20 anos, seu chefe não vai lembrar desse domingo, você provavelmente nem trabalhará mais nomesmo lugar, mas você perdeu a chance de viver um momento que seria lembrado para sempre não existe outro "aniversário de 3 anos de namoro" nunca, mas existem vários outros domingos para se trabalhar.

"Você não sabe como é ter o chefe no seu pé, seu emprego na linha...."

Não sei? Trabalhei em shopping por 2 anos, com japoneses por 1 ano, em SP, eu trabalhava de Segunda a sábado, 12 horas por dia e hoje eu digo, o que euaprendi no trabalho e nessa época foi inestimável, mas eu teria aproveitado bem melhor se tivesse tirado meus domingos de folga direito, se tivesse imposto limites a mim mesmo, aprendi da pior forma, e economizei meu tempo porcamente, economizei meu tempo em relações, em família, em amizades e em sono, e teve danos catastróficos que até hoje tento resolver, mas provavelmente não conseguirei.

"Economia Porca" tome cuidado. Não só com dinheiro, mas com sua vida, o que você está economizando? E para gastar com o que?

Um bom dia e uma boa semana a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário